Início
Empresa
Receitas
Cursos
Curiosidades
Ranabox
Contato

Ranário Niterói
(21)2625-9113
ranit@ranit.com.br

Curiosidades sobre as rãs

Características Gerais

Os anfíbios (Amphibia) são animais que possuem duas fases distintas de vida, vivendo na água, de forma similar aos peixes, e depois de sofrerem uma verdadeira metamorfose na anatomia e fisiologia de seu corpo, passam a viver fora da água. São assim classificados:

Filo: Chordata (possue notocorda);
Sub filo: Vertebrata (vertebras);
Grupo: Gnatostomata (mandíbula);
Super classe: Tetrapoda (quatro patas);
Classe: Amphibia
Super ordem: Salientia (vagaroso);
Ordem: Anura (sem cauda);
Família: várias (dezoito no Brasil)

As rãs possuem importância econômica por possuírem carne muito apreciada pelo homem, além de serem historicamente empregadas nas pesquisas biológicas, farmacêuticas e medicinais como cobaias. No Brasil, existem várias espécies de rãs de grande porte, que pertencem a família Leptodactylidae rã-manteiga, rã-pimenta, gia, etc.).

Para conhecer um pouco mais sobre a Rana catesbeiana:

Família: Ranidae;
Gênero: Rana;
Espécie: catesbeiana;
Nome comum: rã-touro.

As espécies da família Ranidae (inclusive a rã-touro), se diferenciam das espécies da família Leptodactylidae (dedos terminados em ponta) por possuírem membranas natatórias entre os dedos, (tipo pé-de-pato). A Rana catesbeiana é originária da América do Norte, mas foi introduzida no Brasil por empreendedores que viram nesta espécie grandes potencialidades comerciais pelas qualidades nutricionais e sabor delicado de sua carne.

SUB PRODUTOS DA RÃ